Sessão Solene de Posse e diplomação da 4ª Legislatura do programa jovem Vereador

por Monalisa Schorr publicado 12/04/2022 07h45, última modificação 09/05/2022 18h06
Na noite de ontem, segunda-feira, dia 11 de Abril de 2022, após a sessão ordinária desta casa legislativa, ocorreu a Sessão Solene de diplomação e Posse dos Jovens Vereadores

  Na noite de ontem, segunda-feira, dia 11 de Abril de 2022, após a sessão ordinária desta casa legislativa, ocorreu a Sessão Solene de diplomação e Posse dos Jovens Vereadores escolhidos pela Escola Básica Pe. Balduíno Rambo para participar da 4ª edição do “Programa Jovem Vereador”, instituído pela Lei Municipal nº 1.369 de 2018.

      A escolha ocorreu entre os alunos do ensino médio do segundo e do terceiro ano. Os eleitos que tomaram posse são: Beatriz Krawczak, Cesar Flach Hammes, Daiana Paul de Araújo, Débora Cristina Deters, Guilherme Albring, Jaíne Michele Groth, Jéssica Anschau, Kelly Caroline Kist Hartmann e Maria Luiza Mallmann Santana.

        O programa tem como objetivos despertar nos estudantes o senso crítico, entendimento sobre os direitos e deveres de cidadania e a responsabilidade para com os valores sociais, éticos e culturais da comunidade; buscar a integração dos jovens com o Poder Legislativo, mostrando-lhes o papel que desempenham os vereadores como representantes do povo; orientar a juventude sobre as funções atribuídas aos Poderes Públicos, em especial, ao Poder Legislativo; Instigar nos jovens sua condição de agentes na transformação social e possibilidade real de contribuírem como lideranças na solução dos problemas da comunidade; motivar os jovens para a participação nas atividades e decisões de interesse público, de ouvir e relatar os anseios da comunidade, relativo a temas de relevância social, tais como: educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e outras de interesse do Município; oportunizar atividades de discussão e reflexão sobre os problemas da juventude de Tunápolis e buscar soluções. Reconhecer o sentido original da política como ciência de promoção do bem comum, e sua presença em todas as formas de relacionamento social, em todos os espaços; na escola, no trabalho, nas ruas, no lazer, na família, nas redes sociais, na igreja, entre outras, pois todas carregam significado político.

          Os Jovens receberam diploma da Câmara, e após, proferiram compromisso conforme estabelecido no Regimento Interno. Diplomados e empossados, os Jovens Vereadores ocuparam as cadeiras no Plenário e procederam a eleição da sua Mesa Diretora.

          A mesa Diretora ficou assim composta: Presidente: Guilherme Albring; Vice-Presidente: Jessica Anschau; Primeira Secretária: Kelly Caroline Kist Hartmann; Segundo Secretário: César Flach Hammes.

           Durante a Sessão aconteceu ainda, o sorteio do padrinho/madrinha para cada jovem Vereador, ficando assim definido: Beatriz Krawczak, Vereador Leandro Bortolini; Cesar Flach Hammes, Vereador Arno Muller; Daiana Paul de Araújo, Vereador Aloisio José Lehmen; Débora Cristina Deters, Vereador Volnei Paulo Deters; Guilherme Albring, Vereadora Neide Scherer Bamberg; Jaíne Michele Groth, Vereador Gustavo Lawisch; Jéssica Anschau, Vereador Fernando Weiss; Kelly Caroline Kist Hartmann, Vereadora Elisabeth Inês Heberle Scherer; e Maria Luiza Mallmann Santana, Vereador Renato Gluitz. 

           Foram ainda convidados os Vereadores, o Diretor da Escola Pe. Balduíno Rambo, Renato Paulata, e o Prefeito Municipal, Sr. Marino Frey para proferirem algumas palavras.

            Conforme a Lei 1.369/2018, os Jovens Vereadores agora poderão apresentar preposições e demais ações durante o ano de 2022, sendo que as preposições serão apresentadas em Sessões Ordinárias dos Jovens Vereadores previamente divulgada.

 

>>>FOTOS<<<