Sessão Solene de diplomação e Posse do "programa jovens Vereadores"

por Monalisa Schorr publicado 30/06/2021 08h55, última modificação 01/07/2021 10h49

Na noite de ontem, segunda-feira, dia 25 de maio de 2021, após a sessão ordinária desta casa legislativa, ocorreu a Sessão Solene de diplomação e Posse dos Jovens Vereadores escolhidos pela Escola Básica Pe. Balduíno Rambo para participar da 3ª edição do “Programa Jovem Vereador”, instituído pela Lei Municipal nº 1.369 de 2018.

A escolha ocorreu entre os alunos do ensino médio do primeiro e do segundo ano, sendo que no momento estão cursando o segundo e terceiro ano. Os eleitos que tomaram posse são: Alexa Vitória Gluitz, Cristiano Luan Thums Oberger, Daiane Scheren, Felipe Eduardo Bohnem, Franciele Kessler, Francisco Giovani Lunkes Petry, Ivan Lucas Groth, Marco Gustavo Baumgratz e Thauana Padilha Schnhur

O programa tem como objetivos despertar nos estudantes o senso crítico, entendimento sobre os direitos e deveres de cidadania e a responsabilidade para com os valores sociais, éticos e culturais da comunidade; buscar a integração dos jovens com o Poder Legislativo, mostrando-lhes o papel que desempenham os vereadores como representantes do povo; orientar a juventude sobre as funções atribuídas aos Poderes Públicos, em especial, ao Poder Legislativo; Instigar nos jovens sua condição de agentes na transformação social e possibilidade real de contribuírem como lideranças na solução dos problemas da comunidade; motivar os jovens para a participação nas atividades e decisões de interesse público, de ouvir e relatar os anseios da comunidade, relativo a temas de relevância social, tais como: educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e outras de interesse do Município; oportunizar atividades de discussão e reflexão sobre os problemas da juventude de Tunápolis e buscar soluções. Reconhecer o sentido original da política como ciência de promoção do bem comum, e sua presença em todas as formas de relacionamento social, em todos os espaços; na escola, no trabalho, nas ruas, no lazer, na família, nas redes sociais, na igreja, entre outras, pois todas carregam significado político.

Os Jovens receberam diploma da Câmara, e após, proferiram compromisso conforme estabelecido no Regimento Interno. Diplomados e empossados, os Jovens Vereadores ocuparam as cadeiras no Plenário e procederam a eleição da sua Mesa Diretora.

A mesa Diretora ficou assim composta: Presidente: Ivan Lucas Groth; Vice-Presidente: Cristiano Luan Thums Oberger; Primeira Secretária: Thauana Padilha Schnur; Segundo Secretário: Marco Gustavo Baumgratz

Durante a Sessão aconteceu ainda, o sorteio do padrinho/madrinha para cada jovem Vereador, ficando assim definido: Alexa Vitória Gluitz: Vereador Aloisio José Lehmen, Cristiano Luan Thums Oberger: Vereador Fernando Weiss, Daiane Scheren: Vereador Gustavo Lawisch, Felipe Eduardo Bohnem: Vereador Arno Muller, Franciele Kessler: Vereadora Elisabeth Inês Heberle Scherer, Francisco Giovani Lunkes Petry: Vereador Volnei Deters, Ivan Lucas Groth: Vereadora Neide Bamberg, Marco Gustavo Baumgratz: Vereador Renato Gluitz e Thauana Padilha Scnhur: Vereador Leandro Bortolini.

Foram ainda convidados os Vereadores, a Diretora da Escola Pe. Balduíno Rambo, Deofane Stoffel, e o Prefeito Municipal, Sr. Marino Frey para proferirem algumas palavras.

Conforme a Lei 1.369/2018, os Jovens Vereadores agora poderão apresentar preposições e demais ações durante o ano de 2021, sendo que as preposições serão apresentadas em Sessões Ordinárias dos Jovens Vereadores previamente divulgada.

VEJA AS FOTOS DA SESSÃO