POSSE DA 6ª LEGISLATURA DO PROGRAMA JOVEM VEREADOR

por Monalisa Schorr publicado 26/03/2024 07h57, última modificação 26/03/2024 07h57

Na noite do dia 25 de março, foi realizada a posse e instalação da 6ª Legislatura do Programa Jovem Vereador, instituído em 2018, o programa é regulado atualmente pela Lei Municipal nº  1539 de 2022, a pretensão é de que o programa jovem vereador promova o fortalecimento do conceito de cidadania e da responsabilidade entre os jovens, formando cidadãos politicamente conscientes, compromissados, capazes de compreender, inovar, intervir e transformar a realidade social que vivem.

Participaram da Solenidade o Prefeito Municipal Sr. Marino Frey, Vice-Prefeito Sr. Loivo Zoz, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e esporte, Sra. Tatiane Thomas, Diretor da Escola Pe. Balduíno Rambo Sr. Renato Paulata e a Coordenadora do Programa, representada a Escola, Professora Sra. Adriana Telöken, pais e familiares dos estudantes.

Na oportunidade os estudantes também sortearam o Vereador padrinho ou madrinha que os auxiliara durante a jornada no Poder Legislativo e receberam destes, um kit, constituído de um pasta, caneta, da Constituição Federal, Estatuto da Criança e Adolescente e a coletânea de Legislação da Educação básica, os quais, auxiliarão o estudante na legislatura.

Os Jovens Vereadores são alunos do ensino médio da Escola de Educação Pe. Balduíno Rambo, e exercerão o mandato durante o ano de 2024, sendo eles: Camile Weis Reis, Diogo Frantz, Estevão Schneider, Guilherme Nicknig, Luana Isabelly Groth, Maisa Zoz Ludwig, Manueli Hahn, Paula Luiza Ludwig e Vitor Thomas.

Conforme o Presidente do Poder Legislativo de Tunápolis, Sr. Fernando Weiss, os Jovens Vereadores vem recebendo orientações desde o momento da efetivação das suas inscrições, como: a reunião preparatória a qual foram trabalhados assuntos pertinentes ao programa, a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo, conscientização das oportunidades que terão como Jovens Vereadores e o papel que devem desenvolver. Além do kit que receberam na posse, também foi entregue anteriormente o Regimento interno do Programa e um livro com diversas informações e conceitos utilizados no Poder Legislativo.

Outrossim, os Jovens ainda terão a oportunidade de participar neste ano do seminário de iniciação e capacitação do Jovem Vereador o qual será sediado em Tunápolis. Neste seminário serão abordados assuntos como o papel do Vereador, a Constituição Federal e curso de argumentação e oratória.

Também participarão do encontro Regional de Jovens Vereadores e do Encontro Estadual na Capital do Estado, onde terão a oportunidade de conhecer o tribunal de contas a assembleia legislativa entre outros pontos de Florianópolis com todas as despesas pagas.

Além de prestarem o termo de compromisso, os jovens Vereadores também elegeram na noite sua Mesa Diretora, ficando assim composta Presidente: Estevão Schneider; Vice-Presidente: Maisa Zoz Ludwig; Primeiro Secretário: Paula Luiza Ludwig, Segundo Secretário: Diogo Frantz.

Os alunos terão a oportunidade de durante suas sessões apresentar projetos de lei, indicações, moções e requerimentos, recebendo todo o suporte e auxilio dos Vereadores e equipe da Câmara. As indicações do Programa são encaminhadas diretamente ao Poder Executivo.