Jovens Vereadores participam do 14º Encontro de Vereadores Mirins e garantem R$ 300 mil em recursos para o município

por Monalisa Schorr publicado 03/10/2025 14h46, última modificação 03/10/2025 14h46

No dia 1º de outubro, os estudantes da 7ª Legislatura do Programa Jovem Vereador da Câmara de Tunápolis representaram o município no 14º Encontro de Vereadores Mirins, realizado em Florianópolis. O evento, promovido pela escola do Legislativo, reuniu mais de 1.100 jovens de 70 cidades de Santa Catarina, promovendo troca de experiências, aprendizado coletivo e reflexões sobre cidadania, com destaque para a palestra sobre a paz nas escolas.

Além da participação no encontro, os jovens vereadores visitaram instituições de grande relevância estadual, como o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa (Alesc). Nas visitas guiadas, puderam conhecer a estrutura, importância e o funcionamento desses órgãos públicos.

Na Assembleia Legislativa, os vereadores mirins, juntamente com o presidente da câmara de vereadores, Leandro Bortolini, tiveram conversas com deputados estaduais, visitaram gabinetes e, com iniciativa e protagonismo, apresentaram pedidos de emendas parlamentares em favor de Tunápolis. O esforço rendeu resultados concretos: R$ 300 mil em recursos já confirmados. Sendo 200 mil para que sejam aplicados na Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Tunápolis – APAE, para a construção de um auditório em sua nova sede, e 100 mil reais para serem aplicados no setor de água – SAMAE, para a reforma e melhorias nas estações de tratamento de água.

Essas conquistas fazem parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início do ano dentro do Programa Jovem Vereador. O projeto incentiva o senso crítico, a liderança e o engajamento dos estudantes na busca por soluções e avanços para a comunidade.

A viagem a Florianópolis foi realizada de forma totalmente gratuita aos jovens eleitos no início do ano, reforçando o compromisso da Câmara de Vereadores de Tunápolis em oferecer experiências que ampliem a formação cidadã e política dos estudantes.