Inauguração da Galeria Lilás em homenagem a Vereadoras e ex-vereadora do Poder Legislativo de Tunápolis

por Monalisa Schorr publicado 22/07/2021 09h25, última modificação 22/07/2021 09h22

Na noite de ontem, dia 14 de junho, foi realizada a Sessão Solene de inauguração da Galeria Lilás, em Homenagem as Ex-vereadoras e vereadoras titulares do Poder Legislativo de Tunápolis.  A Resolução nº 05 de 2020, que instituiu a Galeria Lilás, consiste em um espaço reservado para Mural de Fotos e referências das ‘Vereadoras Mulheres’ de todas as legislaturas havidas nesta Municipalidade. A proposta é de autoria da então ex-Vereadora Marlei Bieger, aprovada em 13 de agosto de 2020.

O objetivo da galeria lilás e da Sessão Solene foi de destacar a história das mulheres tunapolitanas e suas contribuições para a vida comunitária, social, política e econômica do município ao longo dos 32 anos de emancipação.

Foram homenageadas as ex-Vereadoras e Vereadoras eleitas em nosso município, sendo elas:

- Maria Decker, Primeira Vereadora Mulher eleita em nosso Município, se elegeu e atuou na 2ª e 3ª legislatura, de 1993 à 1996 e também de 1997 à 2000;

- Jacinta Heberle, que foi eleita e atuou na 4ª legislatura de 2001 à 2004, em 2003 ocupou o cargo de presidência desta casa legislativa, sendo a única mulher até hoje a ocupar está vaga.

- Cleni Dias Wiggers, foi a Mulher mais vezes eleita para Vereadora em nosso Município, sendo Vereadora na 4ª, 5ª e 6ª legislatura, de 2005 à 2008, 2009 à 2012 e 2013 à 2016.

- Elise Gretzler Trenhago foi eleita e atuou na 6ª e 7ª Legislatura, de 2009 à 2012 e 2013 à 2016.

- Nilsi Sehn foi eleita e atuou na 7ª legislatura de 2013 à 2016.

- Marlei Giehl Bieger foi eleita e atuou na 8ª legislatura de 2017 à 2020

- Neide Maria Scherer Bamberg foi eleita para a atual legislatura.

- Elisabeth Inês Heberle Scherer, foi eleita a Vereadora mais votada do nosso município, eleita para a atual legislatura.

Porém, a homenagem também se estendeu a todas as Mulheres que já assumiram como suplentes, sendo elas Alice Terezinha Bieger, Maria Antônia Bieger Dietrich, Albina Schoenberger, Alice Terezinha Bieger, Liara Isabel Schonarth Walter, Síria Lúcia Kessler, Rosane Kipper, Janete Kessler Preis, Ircema Cherobin Massing, Ivanete Klein Baumgratz, Adelaide Maria Baumgratz, Marlene Teresinha Birck Nyland e atualmente a vereadora Angelita Teresinha Stulp Bourscheid que atua como suplente.

Foi lembrado da mesma forma, de todas aquelas que tiveram a coragem de colocar-se a disposição da população tunapolitana através da candidatura.

Muitas conquistas foram obtidas pelas mulheres ao longo dos anos, dentre elas o direito ao voto e a maior participação na sociedade. No entanto, quando se trata de questões políticas, a mulher ainda é muito subjugada pela sociedade.

Ela representa 51,8% da população, chefia 45% dos lares e ainda ganha 20,5% menos que os homens, isso porque a representação é masculina. A mulher precisa e deve, cada vez mais, participar da vida política como protagonista das suas reivindicações, mas isso nem sempre é fácil.

Segundo os dados do TSE, foram eleitas, em 2020, 651 prefeitas (12,1%), contra 4.750 prefeitos (87,9%). Já para as câmaras municipais, foram 9.196 vereadoras eleitas (16%), contra 48.265 vereadores (84%).

É preciso, trabalhar por uma sociedade em que as mulheres possam ocupar, tanto quanto os homens, lugares sociais onde exerçam influência.

É necessário que as instituições olhem e apoiem mais as mulheres na política, afinal, elas representam a maioria de eleitores do país. Mas não só isso: a presença feminina nesse campo traz benefícios para toda a população, além de trazer maior igualdade de gênero, algo essencial na sociedade em que vivemos.

Por isso é importante valorizar aquelas mulheres que se dispõem a entrar em um campo ainda dominado por homens, seja na educação, na luta pela igualdade de gênero, no setor público ou em organizações sociais, elas estão fazendo a história do país acontecer e mudando a sociedade para melhor.

Mulheres inspiram, mulheres transformam, mulheres fazem a diferença.

Mais que uma simples homenagem, a intenção também é motivar e valorizar a presença feminina nas atuações do Legislativo Municipal.